Mundo Financeiro

O que é Cota de um Fundo de Investimento?

Você já deve ter se perguntado: O que é cota de um fundo de investimento?, não é mesmo?!

Por isso, hoje, vamos falar sobre esse assunto. Além de te contar o que é, vou falar como a cota de um fundo de investimentos é calculada. Também, vou mencionar sobre a variação do número de cotas de um investidor.

Cota de um Fundo de Investimento

A cota de um fundo de investimento é uma fração ideal do patrimônio desse fundo. Quando um investidor aplica seus recursos em um fundo, recebe um número de cotas proporcional ao valor que ele investiu.

Por exemplo: se o valor da cota em determinado dia é de R$ 100,00 e o investidor aplica R$ 1.000,00 no fundo, ele passa a ser detentor de 10 cotas. O patrimônio total investido no fundo pelos cotistas é convertido em ativos. Esses ativos, por sua vez, podem ser de renda fixa ou renda variável.

O investidor no fundo não será dono diretamente dos ativos, mas das cotas, que representam uma fração dos ativos que estão na carteira.

Como calcular o valor de uma Cota de um Fundo de Investimentos?

Primeiro, vale lembrar que o valor da cota de um fundo de investimento é atualizado diariamente. Ou seja, se naquele dia os ativos nos quais o fundo investe se valorizarem, isso será refletido no valor da cota.

Portanto, no dia seguinte, se um investidor quiser aplicar mais recursos no fundo, isso será feito considerando o novo valor da cota.

Todos os dias, após o horário de fechamento dos mercados em que o fundo atua, o gestor do fundo verifica o comportamento dos ativos nos quais o fundo investe.

  • Ativos de Renda Variável: Se forem ativos de renda variável, como ações, o valor atualizado será o de fechamento.
  • Ativos de Renda Fixa: No entanto, se forem ativos de renda fixa, o gestor fará a chamada marcação a mercado. Ou seja, todos os dias, o gestor vai trazer a valor presente o valor de resgate dos títulos lá no futuro.

Depois que o valor dos ativos da carteira tiverem sido atualizados, o cálculo do valor da cota é feito da seguinte forma:

(Valor dos ativos – despesas do fundo)/ nº de cotas emitidas pelo fundo

É importante fazer uma observação aqui: o administrador do fundo é o responsável perante a Comissão de Valores Mobiliários pela atualização do valor dos ativos da carteira.

No entanto, na prática, quem executa essa tarefa é o gestor. Inclusive, se quiser saber mais sobre as funções das personagens de um fundo de investimento, é só clicar aqui.

Há variação no número de Cotas de um Investidor?

O número de cotas que um investidor possui é sempre o mesmo. No entanto, ele só varia em três situações de exceção:

  1. Se esse investidor aplicar mais recursos no fundo, aumentando o número de cotas que ele possui;
  2. Se ele resgatar recursos, o que vai diminuir o número de cotas dele; e
  3. Se houver um recolhimento do Imposto de Renda na forma de come-cotas.

Mas, não se preocupe com isso agora, mais pra frente eu farei um vídeo específico sobre tributação.

É isso, pessoal! Até a próxima!

Não se esqueça de conferir a nossa playlist sobre Fundo de Investimentos no Youtube.

Você também irá gostar

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *