Mundo Financeiro

Quem é Warren Buffett e por que você deveria conhecê-lo?

Pesquisar por grandes investidores costuma ser positivo para ampliar seu entendimento sobre o funcionamento do mercado financeiro e as estratégias disponíveis. Por isso, saber quem é Warren Buffett é valioso tanto para a jornada nos investimentos quanto para a atuação profissional no setor financeiro.

O nome dele é um dos mais populares no mercado financeiro norte-americano e internacional. Afinal, Buffett construiu uma grande fortuna a partir de seus investimentos e pode trazer importantes lições para quem deseja atuar nesse mercado.

Acompanhe a leitura deste artigo para saber quem é Warren Buffett e a importância de conhecê-lo!

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um investidor e empresário norte-americano, considerado um dos maiores nomes do mercado financeiro internacional. Além dos seus investimentos, ele é chief executive officer (CEO) da Berkshire Hathaway — que você conhecerá adiante.

Buffett nasceu em Omaha, no Estado de Nebraska, em 1930. Desde jovem, ele mostrou bastante interesse em aprender sobre finanças e economia por influência do seu pai — que foi congressista e atuou com investimentos.

Com apenas 11 anos, Buffett comprou suas primeiras ações na bolsa de valores, da empresa Cities Services. Paralelamente, ele se mostrava ávido pelo empreendedorismo, entregando jornais na vizinhança e fazendo vendas de diversos produtos de porta em porta.

Além disso, junto de um amigo, Buffett investiu em máquinas de pinball e as distribuiu em comércios locais. Quando finalizou seus estudos no colégio, o jovem investidor já havia acumulado quase 10 mil dólares como fruto dos seus esforços — o montante supera 100 mil dólares se for corrigido pela inflação.

Na sequência, Warren Buffett fez faculdade de administração e negócios e, posteriormente, concluiu seu mestrado em economia. A partir desse momento, seu interesse pelo mercado financeiro se manteve crescente nos anos seguintes.

Quem são as influências de Buffett?

Durante seus estudos de mestrado, Buffett conheceu o professor Benjamin Graham. Além de ser um educador, Graham era um estudioso do mercado financeiro e é o autor do livro “O Investidor Inteligente”. Ele é tido como desenvolvedor da estratégia de value investing ou investimento em valor.

O foco dessa abordagem envolve empresas cujas ações são negociadas por um preço descontado. Ou seja, quem investe com estratégia de value investing procura conhecer a fundo os números da companhia, a fim de visualizar sua realidade financeira e as oportunidades do investimento.

Após essa análise, é preciso encontrar o valor intrínseco da ação. Isto é, quanto o papel deveria custar tomando como base as informações do balanço patrimonial da empresa.

Logo, quando o investidor encontrar boas companhias com ações negociadas abaixo do valor intrínseco, pode haver uma oportunidade de investimento. Afinal, há a tendência de o papel retornar e até superar o valor justo — gerando valorização e lucro ao investidor.

Assim como Graham, Buffett adotou o value investing para fundamentar as suas decisões de investimento na bolsa de valores. Além disso, em muitas situações, ele usou de uma variação da estratégia: o deep value investing.

Nesse caso, o foco não são apenas ações por um preço abaixo do valor intrínseco. O investidor analisa empresas descontadas que passam por dificuldades — como uma recuperação judicial —, mas que ainda ofereçam uma margem de segurança se ocorrer a liquidação do negócio.

Por que ele é considerado um dos maiores investidores do mundo?

Como você viu, o nome de Warren Buffett é um dos mais populares no mercado financeiro global. Isso acontece porque ele construiu um legado significativo a partir dos resultados que obteve na bolsa de valores com o passar dos anos.

De acordo com a Forbes, a fortuna de Buffett superava os 90 bilhões de dólares em 2022. O montante o posicionava entre as 10 pessoas mais ricas do mundo — lista na qual ele ocupa posições elevadas há décadas.

Além disso, ele construiu grande parte da sua carreira à frente da Berkshire Hathaway. Essa empresa iniciou sua jornada no ramo têxtil. No entanto, Buffett comprou a maior parte das ações da companhia e a transformou em uma das maiores holdings do mundo.

Hoje, o negócio tem como foco o investimento em outras empresas, tanto de capital aberto quanto fechado — e, em muitos casos, controla a operação delas. A Berkshire Hathaway tem participação significativa em empresas como Heinz, American Express e Bank of America, por exemplo.

Assim, Buffett é considerado um dos maiores investidores do mundo, especialmente devido ao sucesso que obteve analisando empresas e enxergando oportunidades para ampliar seu patrimônio no longo prazo.

Ele também recebe o apelido de “Oráculo de Omaha” pelas movimentações eficientes realizadas no mercado e sua visão diferenciada enquanto investidor.

Quais lições é possível aprender com ele?

O sucesso de Warren Buffett no mercado financeiro pode deixar lições valiosas tanto para investidores quanto para profissionais. Primeiramente, é possível aprender com ele a relevância de investir com foco no longo prazo.

Afinal, Buffett é um dos maiores adeptos da estratégia de buy and hold — comprar e manter, em português. Isso significa que ele prioriza fazer investimentos em empresas com bons fundamentos e potencial para o futuro — e explora os resultados ao manter as ações na carteira por períodos mais longos.

Outra lição de Warren Buffett é se dedicar ao processo de análise. Ele é conhecido por ser um grande estudioso do mercado e por empregar uma parcela considerável do seu trabalho estudando sobre as empresas.

Vale a pena lembrar que quem compra ações na bolsa de valores se torna sócio da organização. Portanto, quem investe precisa entender como funciona a operação da companhia e se ela, de fato, tem fundamentos alinhados com os objetivos financeiros estabelecidos.

Por que conhecer Warren Buffett?

Saber quem é Warren Buffett é valioso tanto para quem movimenta seu patrimônio no mercado financeiro quanto quem atua profissionalmente na área. Para investidores, como você viu, ele se destaca por deixar lições inestimáveis.

Ao estudar sobre Buffett e como ele atingiu seu sucesso, muitos investidores podem encontrar formas de adotar estratégias similares àquelas utilizadas por ele. Desse modo, é possível melhorar as perspectivas de retorno para a carteira.

Já para os profissionais do mercado, a jornada de Warren Buffett pode contribuir para agregar valor para seus clientes. Isso acontece, por exemplo, por ser possível mostrar o sucesso de Buffett como referência para definição de uma estratégia sólida de alocação.

Ao longo deste artigo, você aprendeu quem é Warren Buffett e por que ele é considerado um dos maiores investidores da história. Portanto, vale a pena refletir sobre a trajetória dele para tirar inspirações e aprendizados para sua própria jornada no mercado, pessoal ou profissional.

Quer conhecer uma abordagem de alocação de investimentos baseada nas particularidades de cada investidor? Entenda o significado do asset allocation!

 

Você também irá gostar

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *