Você sabe quais são as etapas do Planejamento Financeiro?
Todo profissional que deseja obter o certificado CFP® deve, obrigatoriamente, aderir ao Código de Ética da Planejar. Além disso, é preciso seguir na íntegra os princípios desse código durante o exercício da atividade de planejador financeiro!
As regras e os princípios do Código de Ética da Planejar fazem parte da disciplina Conduta Profissional e Responsabilidades Fiduciárias do Módulo 1 da prova do CFP®.
Continue sua leitura e saiba quais são as 6 etapas do Processo de Planejamento Financeiro.
1. Definir e estabelecer o relacionamento com o cliente
O planejador e o cliente vão definir em detalhes os termos do compromisso entre eles.
Nesse momento as responsabilidades, remuneração, possíveis conflitos de interesse, entre outros aspectos são listados. É fundamental que tais pontos seja esclarecidos antes do desenvolvimento de qualquer serviço de planejamento financeiro.
2. Coletar informações necessárias ao planejamento
Nessa etapa, o planejador deve identificar os objetivos, necessidades e prioridades do cliente que sejam relevantes ao planejamento financeiro.
Também é o momento ideal para obter o máximo possível de informações pessoais e financeiras sobre o cliente, além de documentos ligados à vida financeira.
3. Analisar as informações coletadas
O planejador deve analisar de forma profunda a situação financeira do cliente. Podemos dizer que, nessa etapa, a palavra-chave é suitability.
O profissional fará a análise de perfil de investidor, procurando identificar o nível de risco adequado a esse perfil e ao momento da vida dele.
4. Desenvolver e fundamentar o planejamento e apresentar ao cliente
Com base na análise das informações fornecidas, o profissional desenvolverá um plano de ação, considerando os tipos de investimentos adequados ao perfil do investidor e que tornem possível atingir os objetivos dele.
O plano deve ser apresentado com clareza e em detalhes para que o cliente tome uma decisão bem informada.
5. Implementar as recomendações do planejamento financeiro
Depois da apresentação do plano de investimentos, o cliente e planejador devem combinar as responsabildiades de implementação.
É nesse momento de planejamento que são escolhidos os produtos e serviços de investimentos. Por exemplo: Fundo X do Banco Y, CDB Z da Corretora W.
6. Monitorar a situação do cliente
É nesse momento que o plano é posto em prática. O planejador deve então monitorar periodicamente a situação do cliente.
O planejamento financeiro geralmente tem um horizonte longo de tempo e pode haver mudanças tanto nas convicções do cliente quanto no cenário macroeconômico. Por isso, o monitoramento periódico ajuda a evitar que o plano se torne obsoleto, inadequado e, até mesmo, prejudicial ao cliente.
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(Conteúdo atualizado: 12.02.2020)
1 comentário
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