As ações ordinárias, também conhecidas pela sigla ON, dão direito a voto ao acionista que as detém. Ao comprar ações ordinárias, um investidor passa a poder votar nas assembleias das empresas. Nessas reuniões são tomadas decisões importantes, como a escolha do presidente e de diretores da empresa, além de outros tópicos ligados aos rumos da companhia.
Outra característica exclusiva das ordinárias é que apenas essa classe de ações pode ser convertida em American Depositary Receipts (ADRs), que são recibos de ações de empresas brasileiras negociados no mercado dos Estados Unidos.
Essa possibilidade de converter as ações em ADRs é interessante para as empresas, porque a negociação nas bolsas americanas torna a ação mais conhecida dos investidores e, portanto, mais negociada. Esse aumento na liquidez torna a ação mais atraente aos investidores.
A terceira vantagem das ações ON é que elas alinham os interesses dos acionistas minoritários aos do bloco de controle da empresa, já que eles têm em carteira o mesmo tipo de ações.
Adicionar comentário