Vamos lá, quero saber: o que falta para você conquistar a certificação CEA?
Para aqueles que, assim como você, almejam ascender profissionalmente na carreira de investimentos, o primeiro grande degrau para essa ascensão é a conquista da certificação CEA.
Por isso, estou aqui para te falar quais são as informações mais importantes nessa jornada em direção à conquista da sua Certificação Especialista de Investimentos Anbima.
Vamos lá?
Selecionei para você as 9 informações essenciais sobre a CEA.
1. O que é CEA?
CEA significa Certificação de Especialista de Investimentos (sim, um dia essa sigla já foi CEI). Essa certificação é exigida para profissionais que assessoram, principalmente, os gerentes bancários de clientes de pessoas físicas.
Além disso, aqueles que têm em mãos a certificação CEA, também podem indicar produtos financeiros aos clientes. Ou seja, CDB, debêntures, fundos, renda fixa, tesouro direto etc. E também atuar como consultor CVM.
Importante enfatizar que aqueles que desejam atuar como consultor precisam ser certificados e registrados na CVM.
Clique aqui para saber sobre a diferença entre registro e certificado, bem como a diferença entre consultores pessoa física e jurídica.
2. Quem pode ter essa certificação? Há algum tipo de pré-requisito?
De acordo com a Anbima, essa certificação se destina aos:
– Profissionais que trabalham em instituições que seguem o seu código de certificação;
– Profissionais que trabalham em instituições financeiras;
– Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.
E não há pré-requisito para prestar o exame da CEA.
3. O que é Anbima?
Anbima é a sigla de Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela representa inúmeras instituições financeiras brasileiras: bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.
“Reunimos diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados. Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas. Nosso modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar”.
Atualmente a Anbima é considerada uma das maiores entidades financeiras do Brasil.
4. Qual o formato dessa prova?
A aplicação dos exames CEA é de responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Essa prova é realizada por meio de um computador em um instituição autorizada a aplicar esse exame. As datas e horários são escolhidos pelo candidato.
ATENÇÃO!
As provas da CEA voltaram!
As provas haviam sido suspensas devido ao avanço da pandemia do COVID-19.
Os agendamentos de provas já foram retomados.
Se tiver qualquer dúvida, é possível entrar em contato com a equipe de certificações pelo telefone (11) 3471-5225 ou pelo e-mail certificacao@anbima.com.br.
5. Como fazer a inscrição e qual o valor da prova?
A inscrição é realizada por meio do site da Anbima.
A partir da confirmação da inscrição (“efetivação”), o candidato terá até 60 (sessenta) dias para agendar o exame. Caso esse prazo seja excedido, o candidato terá sua inscrição cancelada automaticamente, sem restituição da taxa de inscrição.
Para associados o valor é de R$687,00 e para não associados é de R$824,00.
6. A certificação tem prazo de validade?
Sim. De acordo com a Anbima, todas as certificações dessa instituição devem ser atualizadas (prazos e critérios estão previstos no Código de Certificação).
Atenção: após o prazo de vencimento, o processo de certificação deverá ser reiniciado, ou seja, o profissional terá que fazer uma nova prova.
E quais são as opções de atualizações?
- Participação em programas de treinamento (oferecidos ou validados pela Instituição Participante) baseados no programa de atualização, que é divulgado pela Anbima com este propósito específico. A conclusão do programa de treinamento deve ocorrer até a data do vencimento da certificação;
- Curso de atualização online oferecido pela Anbima com este propósito específico. A conclusão do programa de treinamento e a aprovação na avaliação final do curso devem ocorrer até a data de vencimento da certificação.
Lembrando de que a inscrição deverá ser realizada até 15 (quinze) dias antes do vencimento da certificação.
7. Qual o conteúdo que cai na prova?
Segundo as orientações de estudo da Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, os temas que caem nessa prova são:
A. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5% a 15%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os Participantes, a Regulação, Fiscalização e Autorregulação dos Mercados Financeiro e de Capitais”.
B. Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 15%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Economia e Finanças. Além disto, o profissional deverá ter capacidade de interpretar a informação e explicar seu significado. Alguns dos tópicos poderão exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira”.
C. Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos (15% a 25%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos e a estrutura dos produtos de renda fixa, renda variável e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. O profissional deverá entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, suas formas de negociação, bem como das características operacionais dos produtos. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras”.
D. Fundos de investimento (10% a 20%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Fundos de Investimento, sua regulamentação, estrutura, forma de negociação e características operacionais dos produtos”.
E. Produtos e Previdência Complementar (10% a 15%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Produtos de Previdência Complementar, aspectos de venda dos produtos e sua adequação ao tipo de plano e perfil dos investidores. Além disto, os profissionais devem ser capazes de orientar aos clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários”.
F. Gestão de Carteiras e Riscos (10% a 20%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio de determinados conceitos associados à estatística, gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos e a utilização de calculadoras financeiras será permitida”.
G. Planejamento de Investimentos (15% a 25%)
“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional possui uma visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, tem domínio dos conceitos apresentados e sua aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados nos itens anteriores do programa. Cálculos poderão ser exigidos tendo como base os itens anteriores do programa. Espera-se que o profissional demonstre uma visão consolidada, permitindo desta forma uma recomendação adequada de alocação de investimentos em função do perfil dos investidores, suas reações na perspectiva de Finanças Comportamentais e do processo de decisão. (Para os cálculos as fórmulas serão fornecidas)”.
8. Qual o número de certificações CEA emitidas?
De acordo com a Anbima, até agosto de 2020 foram emitidas 10.096 certificações CEA.
9. Como me preparar para essa prova?
Fácil! Você pode se preparar com o Mundo Financeiro.
O nosso curso Preparatório para o CEA foi organizado por profissionais experientes do mercado financeiro e que conhecem muito bem essa certificação.
Ele traz aos alunos o conteúdo completo cobrado na prova da Anbima. Nossas aulas são dinâmicas e de visual atraente, o que garante uma excelente experiência de aprendizado.
No final de cada aula, temos exercícios. Além disso, nossos alunos têm acesso a um grupo de WhatsApp com alunos e professores para facilitar e agilizar na solução das dúvidas.
Ficou interessado(a)? Que tal dar uma olhada no curso? Clique aqui e saiba mais.
Seja CEA com o Mundo Financeiro!
* Texto escrito pela colaboradora Roberta Rodrigues Rocha
Artigo atualizado em 15/07/2021
Adicionar comentário